Acheronta  - Revista de Psicoanálisis y Cultura
Autêntica lança coleção
"Obras Incompletas de Sigmund Freud"

Imprimir página

 

Título: Sobre a concepção das afasias: um estudo crítico
Autor: Sigmund Freud
Tradutor: Emiliano de Brito Rossi
Número de páginas: 176
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 34,90
ISBN: 978-85-8217-314-5

Título: As pulsões e seus destinos (Ed. bilíngue)
Autor: Sigmund Freud
Tradutor: Pedro Heliodoro Tavares
Número de páginas: 168
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 34,90
ISBN: 978-85-8217-316-9


Acabam de ser publicados os dois primeiros volumes da tão aguardada coleção de Freud com uma tradução direta do alemão, coordenada por psicanalistas e voltada, prioritariamente, para psicanalistas, mas também para estudiosos de Freud das mais diversas áreas. Fundamentalmente, esta coleção visa apresentar uma tradução em sintonia com o tão amadurecido debate acerca do vocabulário metapsicológico de Freud praticado pelos estudiosos brasileiros da Psicanálise. Buscando aliar a elegância da prosa freudiana, que lhe rendeu elogios de autores como Thomas Mann, Hermann Hesse e Stefan Zweig, à precisão conceitual, a ênfase repousa sobre o rigor teórico. Por isso, as traduções são elaboradas por acadêmicos das Áreas de Letras, Psicanálise e Filosofia, que se colocam transferencialmente em boas relações com a Psicanálise.

A proposta de diretrizes tem em As pulsões e seus destinos uma espécie de carta de apresentação. Em inaugural edição bilíngue (alemão-português), o texto de Freud que apresenta o conceito mais representativo das controversas questões de tradução de sua obra é acompanhado de três ensaios teóricos: um de cunho linguístico-tradutológico, a cargo do próprio tradutor, Pedro Heliodoro Tavares (Coord. da coleção e Coord. de tradução), um de cunho histórico-epistemológico, escrito por Gilson Iannini (Editor e Coord. da coleção) e, finalmente, um de cunho clínico, elaborado por Christian Dunker (Prof. Titular IP-USP).

O outro texto que abre as “Obras Incompletas” é justamente o principal escrito de Freud excluído das coleções ditas “completas”. Sobre a concepção das afasias seguia até agora inédito no Brasil. Trata-se do primeiro livro publicado por Freud em 1891, anos antes da cunhagem do termo Psicanálise. Entretanto, é um texto crucial para o entendimento da construção de sua rede de conceitos metapsicológicos, apresentando desde os inícios as intricadas relações entre linguagem e psiquismo. Esta edição conta com a tradução anotada do psicanalista e germanista Emiliano Rossi, que dedicou sua pesquisa de doutorado em Língua e Literatura Alemã (USP), justamente a esse livro inaugural de S. Freud.

Os livros, com amostras de leitura, bem com a apresentação da proposta da coleção, já estão disponíveis no site da Editora Autêntica através do link: http://grupoautentica.com.br/autentica/colecoes/68.

Coordenadores da Coleção

Gilson Iannini (Editor e Coordenador da Coleção)
Psicanalista, filósofo, editor. Professor do Departamento de Filosofia da UFOP. Doutor em Filosofia (USP) e mestre em Psicanálise (Université Paris VIII). Autor de Estilo e Verdade em Jacques Lacan (Autêntica Editora).

Pedro Heliodoro Tavares (Coordenador da Coleção e Coordenador de Tradução)
Psicanalista, germanista, tradutor. Professor da Área de Alemão (USP). Doutor em Psicanálise e Psicopatologia (Université Paris VII) e Doutor em Teoria Literária (UFSC). Autor de Versões de Freud – breve panorama crítico das traduções de sua obra (7Letras) e coorganizador de Tradução e Psicanálise (7Letras).

Conselho editorial

André Carone
Antônio Teixeira
Claudia Berliner
Christian Dunker
Daniel Kupermann
Edson L. A. de Sousa
Emiliano de Brito Rossi 
Ernani Chaves
Glacy Gorski
Guilherme Massara
Jeferson Machado Pinto
João Azenha Junior
Kathrin Rosenfield
Luís Carlos Menezes
Nelson Coelho Junior
Paulo César Ribeiro
Romero Freitas
Romildo do Rêgo Barros
Sérgio Laia
Tito Lívio C. Romão
Vladimir Safatle
Walter Carlos Costa

Próximos lançamentos:

• Amor, sexualidade e feminilidade
• Arte, literatura e os artistas
• Compêndio de Psicanálise (edição bilíngue)
• Conceitos fundamentais da Psicanálise
• Fundamentos da clínica psicanalítica
• Histeria, obsessão e demais neuroses
• Neurose, psicose, perversão

Volver al sumario del Número 28
Revista de Psicoanálisis y Cultura
Número 28 - Febrero 2014
www.acheronta.org